Estudo da Natureza da Energia Escura

O levantamento Dark Energy Survey tem o objetivo de estudar a natureza da energia escura, uma componente descoberta recentemente, que representa da ordem de 70% do conteúdo do Universo, sendo esta energia a suposta responsável pela aceleração de sua expansão. O projeto procura determinar a abundância da energia escura e a sua variação ao longo da história do Cosmos, através das seguintes observações: 1- do número de aglomerados de galáxias em função do desvio para o vermelho (redshift); 2- das distorções nas imagens das galáxias causadas pelo efeito de lentes gravitacionais fracas; 3- da caracterização da distribuição de galáxias em grande escala e; 4- da variação da distância de supernovas do tipo Ia com redshift.

Para cumprir com esta tarefa foi construída uma supercâmera de 570 Mpix (ver Fig DECam), o equivalente a ~50 câmeras digitais de 12 Mpix. Ela está sendo instalada no telescópio Blanco de 4m (ver Fig. Blanco), localizado no Cerro Tololo Interamerican Observatory, Chile. As observações começam no segundo semestre de 2012 e utilizarão 512 noites de telescópio durante os cinco anos de coleta de dados.

O Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia desenvolve um portal terciário do projeto DES distribuindo esses dados para o Brasil e outros países. Além disso, o Brasil é responsável pelo desenvolvimento de um portal científico para a colaboração que permite análise dos dados coletados e simulados.